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DESPIRIA

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Por: Grose
 

 

 

Outro jogo de Dreamcast , outro jogo exclusivamente japonês , outra indicação com informações irrisórias. Mas com muita alegria.

deSPIRIA é um RPG , point and click , com bastante suspense e clima de terror . A história se passa em 2070 no Japão pós apocaliptico , ou melhor , o que sobrou do país após a 3° guerra mundial , e que sucateado ainda vive dias enfermais , os sobreviventes descrentes ao relento tendo que conviver com num ambiente hostil ocupado por seitas malignas , monstros e outros seres mutantes ou mortos vivos . Uma organização conhecida como church [igreja] tenta obter controle sob o local , e para obter possíveis informações envia a protagonista Allure Valentine , uma conceituada agente especial que deve cumprir seus objetivos como tal e ainda sobreviver as condições adversas.

É triste eu sei , eu me esforço para entender o que você quer dizer , mas quem sabe eu a compreenda melhor conforme o tempo que passarmos juntos.

Desenvolvido pela mesma equipe da fascinante franquia Shin Megami Tensei da ótima ATLUS , em conjunto com Dennou Eizô , temos este projeto extremamente obscuro , enigmático , futurístico , com bastante gritos , aparições repentinas , suspense , subliminaridade confusas , tudo numa visão em primeira pessoa com movimentos limitados que só são permitidos após se fixar o ponto de ida com o alvo , as batalhas são em turnos como qualquer role RPG tradicional , os menus com habilidades , itens equipáveis , bestiário e todo o resto comumente visto no estilo também , o que pode facilitar um pouco na hora da compreensão dos hieróglifos.

Os efeitos sonoros são destacáveis , é de arrepiar os há anos [mensagem subliminar] , gritos de dor , susto e desespero , batidas em lata , portas relinchando , vozes que não se vê da onde vem , vento forte , correntes , barulhos que nos instigam a investigar ou querer fugir logo do lugar , antes que apareça a alma da menina , sim aquela mesma . Mas o game também tem músicas , nada de recitais malignos ou mantras , são músicas bem legais que ocorrem em certos trechos , uma boa condecoração aos corajosos após a tensão claustrofóbica.

A maior barreira é a língua , mas onde isso mais pesa é na hora de usar os itens que desenvolvem a quest , logo de cara recebemos vários deles , parafusos , GPS , e outras coisas estranhas que até sacar onde que é pra usar o saco pode ter batido na lua e encoberto a visão da tevê , mas tudo bem , vamos nos desenvolver juntos pois o jogo parece realmente bom e para quem tem paciência , gosta de ambiente dark , frios e úmidos , tem boa imaginação e procura um RPG desafiador a algum tempo este parece uma boa escolha.

As batalhas contêm golpes mentais apenas , "invisíveis" e com alterações de status , os gráficos são bonitos , com aspectos reais mas demasiadamente escuros e monotonos tornando dificil avaliações mais especificas pois tirando nas CGs não se tem muitas animações . Boa sorte.

Minha opinião :
deSpiria não é bom por ser dark , e sim por conter diversas nuances interessantes unidos a outros bons elementos pouco convencionais , afinal jogos não existe para se provar que tem saco.

 

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