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GIGA WING 2

 

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 Por: Augusto Aragão
 NOTA: 9.5

 

Depois do sucesso de GigaWing nos arcades, era hora de se ter uma continuação... e a Takumi (o publisher é a Capcom) providenciou a segunda versão para o DC! Com visual renovado, música mais envolvente e o poder de fogo avassalador que caracteriza esta série, o jogo é um prato cheio para os fans de shooters verticais poligonais. É mais um bom exemplo do gênero, mas que ainda não representa a experiência máxima.

O jogo trás cinco aeronaves para o deleite, cada uma contando com seu estranho piloto (ou pilota, pois há mulheres no jogo), tiros próprios, fulminantes ataques especiais e tiros refletores. As naves parecem versões estilizadas de aviões da Segunda Guerra como o Shinden e o P-38 Lightning, mas há os que são mais futuristas. O jogador poderá escolher entre os seguintes "bichos" para pilotar: Kingfish, Sparrow, Raven, Stork e Albatross. Cada piloto é realmente um figura e só não são mais cômicos que os da série Sonic Wings (Aero Fighters).

A apresentação do jogo é uma animação em CGI mostrando as naves protagonistas em lutas contra frotas inimigas. É uma animação boa, passando um pouco do que espera o jogador.

No jogo propriamente o visual é deslumbrante, com um ambiente poligonal ricamente renderizado e com muitos efeitos de zoom, rotação e mergulho. É uma viagem que só lembro de ter visto no Radiant Silvergun do Saturn e no Ikaruga (do próprio DC). O ambiente se resume a diversas cidades com construções em estilo neoclássico, complexos militares, zonas pululadas de frotas (um show!) e ambientes aéreos. O cenário é em full screen e os inimigos infestam a tela, deixando o jogador sem espaço para nada! Os tiros enchem a tela junto com os itens a se coletar (emblemas, P e B) e explosões muito bem feitas.

O visual que realmente impressiona é o das bombas especiais, que são visualmente impressionantes e poderosamente destrutivos! Entre estes efeitos está o canhão de fogo do Stork, as asas de Sparrow e raven, a supernova de Kingfish e a bomba do Albatross. Os tiros chamados "reflectors" absorvem os tiros inimigos e podem gerar uma explosão ou tiros travados em alvos inimigos. Tudo conta com belos efeitos visuais.

Se você gosta de Bosses bem durões, vai encontrar alguns realmente chatos neste jogo! Eles variam de diversas máquinas de combate a até um anjo (chefe final), mas sempre saturam a tela com tiros e mais tiros....salve-se se puder!!!

As músicas são uma agradável surpresa, pois contam com vocais tipo ópera, lembrando algumas músicas do jogo Darius Gaiden do saturn. Estes vocais são muito belos e acompanham bem as músicas tecno, dance e sinfônicas. Todas valem ser ouvidas e criam um clima bem místico ao jogo (mesmo numa batalha hi-tech).

Os efeitos sonoros contam com ótimas explosões e efeitos das bombas especiais, mas os sons dos tiros são discretos. Isso é ideal para não interferir nas músicas e demais efeitos. No uso das bombas especiais cada piloto emite uma fala e no início empolga, mas basta se usar várias vezes para se perceber que a voz dos personagens são realmente chatas....bolas fora....

A jogabilidade é simples e eficiente, tendo um botão para tiro turbo, um para bombas especiais e um para o tiro reflector. Para este último o jogador pode selecionar se o quer promovendo uma explosão ou travando lasers nos inimigos. É preciso atentar que o reflector conta com uma barra própria, que se enche automaticamente e que o deixa inativo enquanto exaurido.

O jogo seria uma perfeição se não fosse curto (apenas 5 fases!?)... apesar das fases parecerem grandes, em pouco tempo o jogador percebe que já terminou o jogo e isso causa uma certa frustação. Se a durabilidade não parecer alta, pelo menos o jogo permite a participação de um segundo jogador ou de até quatro (4 player mode)! Há além do modo arcade, modo vs e time attack. Para os fans de shooters, GigaWing 2 é uma boa opção, mas não é a mais desafiadora. Jogue e comprove.

 

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