Depois
do sucesso de GigaWing nos arcades, era hora de se ter uma continuação...
e a Takumi (o publisher é a Capcom) providenciou a segunda versão
para o DC! Com visual renovado, música mais envolvente e o poder de
fogo avassalador que caracteriza esta série, o jogo é um prato
cheio para os fans de shooters verticais poligonais. É mais um bom
exemplo do gênero, mas que ainda não representa a experiência máxima.
O
jogo trás cinco aeronaves para o deleite, cada uma contando com seu
estranho piloto (ou pilota, pois há mulheres no jogo), tiros próprios,
fulminantes ataques especiais e tiros refletores. As naves parecem
versões estilizadas de aviões da Segunda Guerra como o Shinden e o
P-38 Lightning, mas há os que são mais futuristas. O jogador poderá
escolher entre os seguintes "bichos" para pilotar:
Kingfish, Sparrow, Raven, Stork e Albatross. Cada piloto é
realmente um figura e só não são mais cômicos que os da série
Sonic Wings (Aero Fighters).
A
apresentação do jogo é uma animação em CGI mostrando as naves
protagonistas em lutas contra frotas inimigas. É uma animação
boa, passando um pouco do que espera o jogador.
No
jogo propriamente o visual é deslumbrante, com um ambiente
poligonal ricamente renderizado e com muitos efeitos de zoom, rotação
e mergulho. É uma viagem que só lembro de ter visto no Radiant
Silvergun do Saturn e no Ikaruga (do próprio DC). O ambiente se
resume a diversas cidades com construções em estilo neoclássico,
complexos militares, zonas pululadas de frotas (um show!) e
ambientes aéreos. O cenário é em full screen e os inimigos
infestam a tela, deixando o jogador sem espaço para nada! Os tiros
enchem a tela junto com os itens a se coletar (emblemas, P e B) e
explosões muito bem feitas.
O
visual que realmente impressiona é o das bombas especiais, que são
visualmente impressionantes e poderosamente destrutivos! Entre estes
efeitos está o canhão de fogo do Stork, as asas de Sparrow e
raven, a supernova de Kingfish e a bomba do Albatross. Os tiros
chamados "reflectors" absorvem os tiros inimigos e podem
gerar uma explosão ou tiros travados em alvos inimigos. Tudo conta
com belos efeitos visuais.
Se
você gosta de Bosses bem durões, vai encontrar alguns realmente
chatos neste jogo! Eles variam de diversas máquinas de combate a até
um anjo (chefe final), mas sempre saturam a tela com tiros e mais
tiros....salve-se se puder!!!
As
músicas são uma agradável surpresa, pois contam com vocais tipo
ópera, lembrando algumas músicas do jogo Darius Gaiden do saturn.
Estes vocais são muito belos e acompanham bem as músicas tecno,
dance e sinfônicas. Todas valem ser ouvidas e criam um clima bem místico
ao jogo (mesmo numa batalha hi-tech).
Os
efeitos sonoros contam com ótimas explosões e efeitos das bombas
especiais, mas os sons dos tiros são discretos. Isso é ideal para
não interferir nas músicas e demais efeitos. No uso das bombas
especiais cada piloto emite uma fala e no início empolga, mas basta
se usar várias vezes para se perceber que a voz dos personagens são
realmente chatas....bolas fora....
A
jogabilidade é simples e eficiente, tendo um botão para tiro
turbo, um para bombas especiais e um para o tiro reflector. Para
este último o jogador pode selecionar se o quer promovendo uma
explosão ou travando lasers nos inimigos. É preciso atentar que o
reflector conta com uma barra própria, que se enche automaticamente
e que o deixa inativo enquanto exaurido.
O
jogo seria uma perfeição se não fosse curto (apenas 5 fases!?)...
apesar das fases parecerem grandes, em pouco tempo o jogador percebe
que já terminou o jogo e isso causa uma certa frustação. Se a
durabilidade não parecer alta, pelo menos o jogo permite a
participação de um segundo jogador ou de até quatro (4 player
mode)! Há além do modo arcade, modo vs e time attack. Para os fans
de shooters, GigaWing 2 é uma boa opção, mas não é a mais
desafiadora. Jogue e comprove. |