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ADVANCE WARS

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Por: Dinger
Game Boy Advance
Lançamento: 2001
Intelligent Systems
Estratégia

 

Advance Wars foi o primeiro título da série Nintendo Wars a ser lançado fora do Japão e, conseqüentemente, é o responsável pela popularização da franquia no Ocidente, além de ser um dos primeiros títulos do gênero a surgir em um portátil.

É Guerra!

Você começa o jogo no comando da nação Orange Star, que está em guerra com a nação Blue Moon. Ao longo da campanha, serão revelados outros países que entram no conflito e, ao final, todos se unem para combater o inimigo comum.

Pura estratégia

A premissa do jogo é muito simples: dois (ou mais) exércitos inimigos, cada um com seu comandante, se enfrentam em vários mapas divididos em quadrados e aquele que destruir todos os adversários ou capturar o QG inimigo é o vencedor. Por ser um TBS (turn-based strategy), cada exército movimenta suas unidades e após movê-las, aparece uma lista de comandos que podem ser dadas àquela unidade, tais como fire, wait, supply, etc. Após terminar seu turno, é a vez do outro exército entrar em ação.

Para sair vitorioso, seu exército dispõe de 18 tipos diferentes de unidades, divididas basicamente em unidades de infantaria, terrestres, aquáticas e aéreas. Cada unidade possui atributos individuais de ataque, raio de visão (no fog of war), movimentação e combustível. Há unidades de ataque direto e indireto, além de unidades de transporte. Saber usar suas unidades é uma das chaves para a vitória, pois cada uma é mais eficiente para atacar determinados tipos de inimigos. Você também deve prestar atenção aos atributos de cada unidade, bem como ao seu tipo de ataque.
Um exemplo prático de como utilizar suas unidades: a artillery é uma unidade de ataque indireto e como tal, não pode se mover e atacar no mesmo turno. Desta forma, você deve posicioná-la bem e já prevendo seu próximo turno, pois caso não faça isso, corre o risco de inutilizar a unidade por várias rodadas.

Você também deve estar sempre de olho no combustível restante em cada unidade, pois se o mesmo acabar, elas não se moverão mais. A situação é mais crítica ainda se forem unidades aquáticas ou aéreas, pois elas irão simplesmente afundar/cair!

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o terreno. Os mapas possuem diversos tipos de terreno que influenciam na defesa, movimentação e raio de visão da unidade em questão. Além disso, as condições climáticas também afetam a visibilidade e movimentação de seu exército, bem como o fog of war (neblina), que limita a visibilidade do mapa ao raio de visão individual de cada unidade (dica: as unidades de infantaria possuem melhor visibilidade se estiverem sobre uma montanha).

Além disso, cada comandante (COs) dos exércitos possui características únicas e costumam ser mais fortes em um aspecto e mais fracos em outro (com exceção de Andy, que não possui vantagens/desvantagens). Os COs também têm uma barra que vai se enchendo à medida que seu exército derrota os inimigos ou é atacado e quando esta barra enche, é possível usar o CO Power, que habilita temporariamente um poder especial, que pode ser algo vantajoso para seu exército ou desvantajoso para o inimigo, dependendo do CO que você utiliza.

É muito importante também capturar as cidades disponíveis no mapa (utilizando uma unidade de infantaria), pois quanto mais cidades seu exército possui, mais dinheiro receberá no início da cada turno, que é utilizado para construir novas unidades. Você também pode posicionar suas unidades danificadas sobre uma cidade aliada para que recuperem pouco a pouco seu HP.

Como dito antes, para vencer você deve destruir todas as unidades inimigas ou capturar o QG adversário. Porém, o objetivo pode variar em algumas batalhas, dependendo da situação.
Após completar um mapa, você recebe um rank de acordo com o seu desempenho e que é medido por 3 fatores: power, speed e technique. Além disso, você recebe moedas que servirão para comprar diversos itens na loja do game.
O modo campanha possui 30 mapas ao todo sendo que, dependendo de como você jogue, pode não atravessar todos os mapas, bem como os COs que você controlará na batalha final podem ser diferentes.

Guerra de bonequinhos

Os gráficos do jogo são simples, porém agradáveis. Embora seja um título de guerra (ou talvez por isso mesmo), o visual é bem colorido e cartunesco, além das unidades lembrarem bastante brinquedinhos e bonequinhos. Quando ocorre um ataque, aparece uma pequena animação. A trilha sonora é bem animada e um tanto pegajosa, já que você ouve a mesma música praticamente toda a batalha (durante o seu turno, pelo menos), sendo que cada CO tem sua própria música.

Longo, viciante e divertido

Quando você termina a campanha, pode jogá-la de novo no modo hard, onde enfrentará um maior número de inimigos com menos unidades aliadas. Além do modo campanha, você pode testar suas estratégias no modo war room, que como diz o próprio nome, consiste em várias salas de guerra dos mais diversos tamanhos e graus de dificuldade. O game também possui dois modos multiplayer, o versus mode, que utiliza um único GBA, e o link mode, que conecta até 4 GBAs via cabo (e funciona nos modos single e multi-cartridge). O jogo também possui uma loja onde você pode comprar novos mapas e até mesmo COs!
Entre os modos single-player e multiplayer, o jogo disponibiliza algo em torno de 150 mapas. Como se não fosse o bastante, você ainda pode criar seus próprios mapas, utilizando um editor com as mais diversas opções.
Somando tudo isso, é fácil perceber a longevidade que o jogo oferece. E é divertido jogar de novo e de novo, sempre aprimorando as estratégias e em busca de uma melhor classificação em cada mapa.
Por fim, vale salientar que o jogo possui um excelente tutorial, que explica detalhadamente a sua mecânica, o funcionamento de todas as unidades, os comandos, etc. A curva de aprendizado, embora longa, é tão suave que você nem percebe. Ao final do tutorial, você terá aprendido todas as manhas do jogo e daí em diante, fica por conta de sua estratégia!

Continuações

Advance Wars teve uma seqüência lançada para GBA, com o subtítulo Black Hole Rising, além de duas seqüências lançadas para DS, com os subtítulos Dual Strike e Days Of Ruin.

Curiosidades

• O game foi lançado em 09/09/2001 nos EUA, mas teve seu lançamento adiado na Europa e Japão, em vista dos atentados terroristas de 11 de setembro.
• Esse jogo foi considerado o 26º melhor jogo feito em um sistema Nintendo, de acordo com a Nintendo Power nº 200, de fevereiro de 2006.
• Advance Wars é uma sub-série da franquia Nintendo Wars, pouco conhecida no Ocidente e que se iniciou no Famicom com o jogo Famicom Wars, e que teve uma seqüência no Super Famicom e quatro (!) seqüências no Game Boy.
• O título gerou também uma sub-série denominada Battalion Wars, que foi lançada para GameCube e Wii, mas ao contrário dos outros jogos, são de estratégia em tempo real.
• O título mais recente da série, Days Of Ruin, deu uma guinada nos rumos da franquia, ao abordar uma temática apocalíptica e um visual mais dark, bem diferente do costumeiro colorido dos jogos anteriores.

 

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