Advance Wars foi o
primeiro título da série Nintendo Wars a ser lançado fora do Japão
e, conseqüentemente, é o responsável pela popularização da
franquia no Ocidente, além de ser um dos primeiros títulos do gênero
a surgir em um portátil.
É Guerra!
Você começa o jogo no comando da nação Orange Star, que está em
guerra com a nação Blue Moon. Ao longo da campanha, serão
revelados outros países que entram no conflito e, ao final, todos
se unem para combater o inimigo comum.
Pura estratégia
A premissa do jogo é muito simples: dois (ou mais) exércitos
inimigos, cada um com seu comandante, se enfrentam em vários mapas
divididos em quadrados e aquele que destruir todos os adversários
ou capturar o QG inimigo é o vencedor. Por ser um TBS (turn-based
strategy), cada exército movimenta suas unidades e após movê-las,
aparece uma lista de comandos que podem ser dadas àquela unidade,
tais como fire, wait, supply, etc. Após terminar seu turno, é a
vez do outro exército entrar em ação.
Para sair
vitorioso, seu exército dispõe de 18 tipos diferentes de unidades,
divididas basicamente em unidades de infantaria, terrestres, aquáticas
e aéreas. Cada unidade possui atributos individuais de ataque, raio
de visão (no fog of war), movimentação e combustível. Há
unidades de ataque direto e indireto, além de unidades de
transporte. Saber usar suas unidades é uma das chaves para a vitória,
pois cada uma é mais eficiente para atacar determinados tipos de
inimigos. Você também deve prestar atenção aos atributos de cada
unidade, bem como ao seu tipo de ataque.
Um exemplo prático de como utilizar suas unidades: a artillery é
uma unidade de ataque indireto e como tal, não pode se mover e
atacar no mesmo turno. Desta forma, você deve posicioná-la bem e já
prevendo seu próximo turno, pois caso não faça isso, corre o
risco de inutilizar a unidade por várias rodadas.
Você também deve
estar sempre de olho no combustível restante em cada unidade, pois
se o mesmo acabar, elas não se moverão mais. A situação é mais
crítica ainda se forem unidades aquáticas ou aéreas, pois elas irão
simplesmente afundar/cair!
Outro aspecto que
deve ser levado em conta é o terreno. Os mapas possuem diversos
tipos de terreno que influenciam na defesa, movimentação e raio de
visão da unidade em questão. Além disso, as condições climáticas
também afetam a visibilidade e movimentação de seu exército, bem
como o fog of war (neblina), que limita a visibilidade do mapa ao
raio de visão individual de cada unidade (dica: as unidades de
infantaria possuem melhor visibilidade se estiverem sobre uma
montanha).
Além disso, cada
comandante (COs) dos exércitos possui características únicas e
costumam ser mais fortes em um aspecto e mais fracos em outro (com
exceção de Andy, que não possui vantagens/desvantagens). Os COs
também têm uma barra que vai se enchendo à medida que seu exército
derrota os inimigos ou é atacado e quando esta barra enche, é possível
usar o CO Power, que habilita temporariamente um poder especial, que
pode ser algo vantajoso para seu exército ou desvantajoso para o
inimigo, dependendo do CO que você utiliza.
É muito importante
também capturar as cidades disponíveis no mapa (utilizando uma
unidade de infantaria), pois quanto mais cidades seu exército
possui, mais dinheiro receberá no início da cada turno, que é
utilizado para construir novas unidades. Você também pode
posicionar suas unidades danificadas sobre uma cidade aliada para
que recuperem pouco a pouco seu HP.
Como dito antes,
para vencer você deve destruir todas as unidades inimigas ou
capturar o QG adversário. Porém, o objetivo pode variar em algumas
batalhas, dependendo da situação.
Após completar um mapa, você recebe um rank de acordo com o seu
desempenho e que é medido por 3 fatores: power, speed e technique.
Além disso, você recebe moedas que servirão para comprar diversos
itens na loja do game.
O modo campanha possui 30 mapas ao todo sendo que, dependendo de
como você jogue, pode não atravessar todos os mapas, bem como os
COs que você controlará na batalha final podem ser diferentes.
Guerra de bonequinhos
Os gráficos do jogo são simples, porém agradáveis. Embora seja
um título de guerra (ou talvez por isso mesmo), o visual é bem
colorido e cartunesco, além das unidades lembrarem bastante
brinquedinhos e bonequinhos. Quando ocorre um ataque, aparece uma
pequena animação. A trilha sonora é bem animada e um tanto
pegajosa, já que você ouve a mesma música praticamente toda a
batalha (durante o seu turno, pelo menos), sendo que cada CO tem sua
própria música.
Longo, viciante e divertido
Quando você termina a campanha, pode jogá-la de novo no modo hard,
onde enfrentará um maior número de inimigos com menos unidades
aliadas. Além do modo campanha, você pode testar suas estratégias
no modo war room, que como diz o próprio nome, consiste em várias
salas de guerra dos mais diversos tamanhos e graus de dificuldade. O
game também possui dois modos multiplayer, o versus mode, que
utiliza um único GBA, e o link mode, que conecta até 4 GBAs via
cabo (e funciona nos modos single e multi-cartridge). O jogo também
possui uma loja onde você pode comprar novos mapas e até mesmo COs!
Entre os modos single-player e multiplayer, o jogo disponibiliza
algo em torno de 150 mapas. Como se não fosse o bastante, você
ainda pode criar seus próprios mapas, utilizando um editor com as
mais diversas opções.
Somando tudo isso, é fácil perceber a longevidade que o jogo
oferece. E é divertido jogar de novo e de novo, sempre aprimorando
as estratégias e em busca de uma melhor classificação em cada
mapa.
Por fim, vale salientar que o jogo possui um excelente tutorial, que
explica detalhadamente a sua mecânica, o funcionamento de todas as
unidades, os comandos, etc. A curva de aprendizado, embora longa, é
tão suave que você nem percebe. Ao final do tutorial, você terá
aprendido todas as manhas do jogo e daí em diante, fica por conta
de sua estratégia!
Continuações
Advance Wars teve uma seqüência lançada para GBA, com o subtítulo
Black Hole Rising, além de duas seqüências lançadas para DS, com
os subtítulos Dual Strike e Days Of Ruin.
Curiosidades
• O game foi lançado em 09/09/2001 nos EUA, mas teve seu lançamento
adiado na Europa e Japão, em vista dos atentados terroristas de 11
de setembro.
• Esse jogo foi considerado o 26º melhor jogo feito em um sistema
Nintendo, de acordo com a Nintendo Power nº 200, de fevereiro de
2006.
• Advance Wars é uma sub-série da franquia Nintendo Wars, pouco
conhecida no Ocidente e que se iniciou no Famicom com o jogo Famicom
Wars, e que teve uma seqüência no Super Famicom e quatro (!) seqüências
no Game Boy.
• O título gerou também uma sub-série denominada Battalion Wars,
que foi lançada para GameCube e Wii, mas ao contrário dos outros
jogos, são de estratégia em tempo real.
• O título mais recente da série, Days Of Ruin, deu uma guinada
nos rumos da franquia, ao abordar uma temática apocalíptica e um
visual mais dark, bem diferente do costumeiro colorido dos jogos
anteriores.
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