HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO
 
GRADIUS ADVANCE

VOLTAR

 

Por: Augusto Aragão

Nota: 7.5

 
Depois de um longo tempo ausente entre os consoles portáteis, a série Gradius ganha uma nova versão no pequeno 32 bits da Nintendo. Embora o jogo seja da Konami, a versão do GBA foi produzida pela Mobile 21 Ltda. A estrela do jogo ainda é a nave Vic Viper e aqui ela conta com 4 cores diferentes, cada uma do sistema de armas a ser escolhido. Como pode-se perceber, o jogo tem 4 opções de armas, todas velhas conhecidas de versões anteriores.
A ação é toda horizontal e o que chama a atenção de cara é uma abertura mostrando cada uma das versões da série, até chegar na do GBA. É um ponto positivo nos gráficos do jogo. E por falar em gráficos, eles exibem um bom detalhamento, com alguns backgrounds realmente bonitos e cheios de sprites. Há muito brilho e alguns efeitos de rotação e zoom, aproveitando bem a capacidade do GBA. As explosões são muito boas e empolgam. Entre os cenários remanescentes da série tem-se apenas a fase dos Moais (cabeças da ilha de páscoa), a caverna armada e a fase orgânica que antecede o cérebro.
Se os gráficos fazem sua parte, o mesmo não se pode dizer da música. A série Gradius sempre empolga com um bom acervo musical e esta versão destoa das demais. Aqui o jogador vai ter de se contentar com um “beep beep” que por vezes chega a ser irritante. Uma pena mesmo... Não há músicas que mereçam um destaque.
Os efeitos sonoros por outro lado até que seguram ação e contam com as típicas vozes que anunciam as armas, além do start. Demais sons como explosões e tiros fazem a sua parte.
Já a jogabilidade é ótima e continua simples e eficiente: um botão para tiro e um para ativar as armas. O jogo oferece tiro turbo e possibilidade das armas serem ativadas automaticamente. É preciso coletar as cápsulas de energia para ativar as armas e algumas como o míssil e o laser precisam de dois upgrades para ter plena potência. Armas típicas da série como a spread bomb, riffle laser, twin laser e o barrier ou forcefield continuam presentes.
O jogo possui um total de 8 fases e a dificuldade é alta, o que é um prato cheio para os fans de shooters. Um bom aspecto que foi colocado é um modo de dicas, mas o jogador só poderá ver as das fases que passou. Este não é o jogo glorioso da série, mas pode agradar os fans da série.

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.