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CYBERBOTS

 

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Por: Augusto aragão

NOTA: 9.5

 

Nada de diplomacia em Cyberbots! Aqui o futuro é de pura batalha mecanicista, pois os campos de batalhas estão repletos de robôs! Isso mesmo, este é mais um jogo de luta 2D da Capcom, só que estrelado por 9 personagens que controlam robôs. No total há 17 máquinas disponíveis para o jogador, mas algumas só serão habilitadas após se terminar o jogo com determinados personagens.

O jogo se passa num futuro marcado por lutas entre a Terra e as colônias espaciais (quanta semelhança com a série japonesa Gundam). Os 9 personagens do jogo são umas figuras e a variedade só não é mais cômica do que a série Aero Fighters... Entre os personagens de Cyberbots, alguns se destacaram em outros jogos da Capcom: Jin Saotone, que também protagoniza a série "Marvel vs. Capcom" e a Princess Devilott, que também aparece no jogo Super Puzzle Fighter II Turbo. Mas cada personagem possui uma história muito própria e que é bem acompanhada durante o jogo, embora tanto as falas como os textos estejam em japonês. Vale pelo menos curtir o tom das vozes e as expressões. A personagem Arietta é a mais tocante e bela, passando uma emotividade que beira a inocência... e a sua voz é doce...

Este jogo é uma adaptação da versão do Arcade e uma curiosidade a saber é que o jogo é compatível com o cartucho de expansão RAM do saturn (o cartucho não é obrigatório!). Sem o cartucho o jogo já é um show à parte, mas com o cart o que é bom fica ainda melhor.

Os gráficos são muito detalhados e coloridos! Tanto os robôs como o cenários são muito bem desenhados e contam com diversos detalhes ativos. É interessante notar que o cenário é cheio de detalhes em movimento como naves gigantes que decolam, batalhas espaciais ao fundo, prédios desabando ou uma reentrada na atmosfera. Em relação ao cenário os robôs se mostram como máquinas gigantes (basta notar a escala) e com movimentos bem fluidos, além de um poder de fogo absurdo! Os robôs podem estar armados de canhões, rifles, espadas laser, mísseis, minas, brocas, garras, entre outras armas. Também os robôs podem ser humanóides ou serem dotados de lagartas (parecendo tanques) ou ainda de 4 pernas (como se fossem insetos). Há quatro classes principais de robôs, com três tipos em cada uma: Blodia, Reptos, Fordy e Guldin. Além destes há ainda os seguintes robôs: Helion, Gaits, Warlock, Super 8 e Zero Gouki, que nada mais é do que uma versão robô do temível Akuma (ou Gouki).

No jogo não há apenas as barras de energia, pois adjacente à estas há pequenas barras que mostram o status do armamento (munição), do turbo (auxilia o dash e salto planado) e do braço, pois é comum o desmembramento dos robôs no jogo. Para recuperar o braço basta passar por cima dele. Além disso os robôs possuem uma barra de power, que é enchida ao se acertar os golpes ou ao se pressionar os dois botões de ataque. Uma vez cheia é possível desferir ataques poderosos!

A palheta sonora do jogo é que ficou apenas razoável, em virtude dos sons serem simples e pouco estridentes. Em suma ela cumpre o papel, mas por parte da Capcom é de se exigir mais...Já as músicas são muito boas e constam de rock bem empolgante. O detalhe é que poderiam ser um pouco mais longas.

Como Cyberbots é um jogo da Capcom, a jogabilidade é simplesmente superba! O jogo utiliza um padrão de dois botões de ataque, um para a arma e um para o turbo. Para os que gostam de golpes típicos, este jogo possui dragon punchs, giratórias e super combos. Golpes com dash e durante o vôo são muitos e cada robô tem golpes que acertam o oponente no chão, além dos que desmembram.

Para os que gostam de lutas e de jogos com a marca da Capcom, Cyberbots vai satisfazer a sede por pancadas. Escolha um dos 9 personagens, um dos 17 robôs e mostre que tem mãos de ferro! O jogo só oferece o modo Arcade e o Versus, que por sinal é o mais divertido.

 

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