Um dos
últimos jogos produzidos pela Sega para o Saturn, é também um
obrigatório para os adeptos do console e do estilo de
"Resident Evil". Sim, este jogo é feito no consagrado
estilo do jogo da Capcom (adventure em FMV com tela parada e ângulos
diferentes de visão), mas Deep Fear se mostra maior (o jogo é em
dois CDs), com um enredo mais interessante e um ambiente mais
realista. Olhando o enredo e o ambiente com mais atenção, eu digo
que este jogo parece uma mistura dos filmes "O Segredo do
Abismo" (ambiente) com "O Enigma de Outro Mundo"
(enredo e criaturas).
Este
é um dos jogos com ambiente mais assustador possível, pois o som
envolve muito bem o jogador. Como se não bastasse, todos os
personagens são suspeitos! A história conta que após recolher uma
cápsula com astronautas, a marinha relatou estranhos fatos
acontecendo a bordo do submarino SeaFox. Pessoas agindo de forma
insana e mortes sangrentas compõem o panorama. Por fim o submarino
acaba adernando. Nisto, a equipe Seal, que se encontra numa estação
submarina, é chamada para "visitar" o submarino SeaFox e
avaliar o que está acontecendo.
O
jogador vai encarnar o personagem John Mayor, integrante do grupo
Seal e que não faz a menor idéia do problema que está ocorrendo.
Vários personagens vão interagir com John ao longo do jogo, mas a
suspeita sempre irá pairar no ar! Tudo e todos devem ser motivo de
muita atenção! Apesar do jogo constar de escritos em japonês, a
fala é toda em inglês e isso será crucial para se avançar no
jogo. Em Deep Fear é preciso ser intuitivo para prosseguir e saber
usar os itens importantes.
Todo o
ambiente do jogo se passa numa base submarina e uma das maiores
adversidades está no oxigênio, que sempre estará se esgotando em
cada sala (fruto de uma sabotagem no sistema de ar da base). O
jogador terá sempre que procurar o air system para recarregar as
salas com o precioso elemento ou jogar garrafas de ar. A base é
muito grande e muitos trechos vão estar cheios de água, exigindo
certo item para se avançar. Itens como chaves, disquetes, cartões
de segurança e números são imprescindíveis para ter sucesso no
jogo. É sempre bom olhar com cuidado todos os elementos numa sala
pois as pistas podem estar mais perto do que se imagina!
O jogo
possui um dos melhores gráficos já vistos no Saturn! As cenas em
FMV são excelentes, muito detalhadas e bem feitas, apesar de não
serem em tela inteira. Mas o jogo em si é em tela inteira e com ângulo
de visão variável, dependendo de cada lugar. É impressionante o
detalhamento do ambiente e dos personagens, especialmente das
criaturas. Por falar em criaturas, elas são grotescas e muito
detalhadas. É bom o jogador atentar para o fato de serem humanos
que se transformaram...e o por quê caberá ao jogador descobrir.
Numa das cenas em que o humano se transforma, pode-se sentir o
terror gelando até a espinha! Os demais personagens do jogo se
movem de forma bem humana e fluida. O próprio John é bem humano e
usa colete e roupas com bom detalhamento.
As músicas
do jogo são assinadas pelo compositor Kenji Kawai, o mesmo que compôs
do desenho e jogo "Ghost in the Shell". Apesar do jogo se
passar, na maioria do tempo, apenas com os efeitos sonoros, nos
momentos que a música toca, ela combina e cria o clima perfeito! Há
musicas bem sinistras, de tensão e algumas até emotivas. Ponto
positivo para Kenji Kawai! Os efeitos sonoros estão ótimos e bem
variados, sendo possível ouvir sons de passagem de ar, de motores
funcionando, de água, de abrir e fechar portas e trancas. Nota dez
para os sons! Os que mais vão deixar os nervos à flor da pele são
os sons das criaturas! Elas emitem um som semelhante ao de uma
respiração ofegante e muitas vezes será o único indicativo da
presença delas no cenário. Os únicos efeitos sonoros que vão
decepcionar são os dos tiros, muito simples e incompatíveis com as
armas.
A
jogabilidade é muito boa e típica do estilo "Resident
Evil", portanto os que já jogaram este jogo vão estar bem
habituados. O botão A abre portas e atira (o botão C também), o
botão B serve para correr, o R saca e guarda a arma, o Z joga latas
(podem ser de ar, de explosivos ou de flashes) e o start abre o
menu. A principal dificuldade vai ser na hora de acertar as
criaturas! Para compensar isso há uma opção que habilita o botão
L para mirar diretamente nos alvos, basta ir no options do jogo. Mas
ainda sim alguns jogadores vão sentir certa dificuldade.
Os
itens do jogo possuem descrições em japonês, mas é possível
saber o que fazem com um simples uso. As latas possuem tarjas que as
identificam, sendo azul as de oxigênio, laranja as de explosivo e
as com inscrição STUN cegam momentaneamente as criaturas. Os itens
para recarga de energia são pequenos frascos com cor azul, laranja
e vermelho, em ordem de crescente de recuperação de energia.
Demais itens são usados em momentos certos do jogo. Particularmente
as armas precisam ser recarregadas em terminais próprios e o
jogador contará com pistola, metralhadora, lança-arpão e
escopeta.
Para
os que gostaram de "Resident Evil" (e também de Enemy
Zero), que gostam do estilo e que querem algo mais, Deep Fear é o
jogo que vai satisfazer até os nervos mais frios! Muitas horas de
tensão e terror serão garantidas! Experimente jogar este jogo num
quarto escuro e bem de noite para sentir a adrenalina no pico e os
nervos à flor da pele! Aqui o clima será inesquecível... Quem
viver verá...
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