A
imortal série Castlevania (ou Drácula como é conhecida no Japão)
tem presença certa no Saturn. Depois de fazer sucesso no
PlayStation, chega ao Saturn com todos os méritos da original e
mais alguns! Como? A versão do Saturn possui detalhes exclusivos
como duas fases extras e a possibilidade de se começar jogando com
um dos seguintes personagens: Richter Belmont (o representante da
nobre família Belmont e protagonista de Drácula do SNES e
TurboGrafix), Alucard (o filho esquecido de Drácula, que apareceu
pela primeira vez em Castlevania 3 do NES) e Maria Renardt (irmã de
Anet, a namorada de Richter). Cada um deles possui habilidades muito
particulares, mas a história principal rola em torno do personagem
Alucard.
Os fãs
da série Castlevania poderão encontrar elementos típicos da série
como ambientação medieval (século XVIII) e personagens inesquecíveis
da série como: o Minotauro, a Morte, a Medusa, o Lobisomem, o
Lagarto Agulha e o Gárgula (ambos de Castlevania 4), a Múmia e
outros estreantes como a Scylla (metade mulher e com cabeça de lobo
e urso, além de serpentes) e o Grifo. Uma surpresa está em certa
parte do jogo quando se enfrenta Trevor Belmont, Grant Danust e Syfa
Velnades, pois todos são personagens de Castlevania 3!
O jogo
continua com a ação horizontal em 2D, típica da série. Mas agora
está longo e apresenta mapas enormes, cada um em uma localidade no
castelo de Drácula. O jogador vai passar por cenários como
biblioteca, capela, catacumbas, galeria de arte e coliseum. Cada
ambiente está incrivelmente detalhado e combina com o motivo que se
apresenta. Há elementos de RPG quando se joga com Alucard, pois ele
precisará aumentar de level e encontrar objetos importantes ao
longo do jogo. Ele precisará usar armas e habilidades próprias
como absorver sangue, transformar-se em morcego, lobo ou névoa.
Graficamente
o jogo é belo, muito detalhado, colorido em tons sombrios e com
muitos planos de backgrounds. Na capela, há uma área com
impressionante efeito de profundidade! O aspecto negativo é a
presença de alguns slowdowns quando muitos elementos gráficos
ficam em movimento. Felizmente isso dura pouco.
Mas o
ponto que o jogo se mostra incomparável (mesmo em relação à versão
64) é nas músicas e efeitos sonoros. A música é variada e
composta especialmente para o panorama do século XVIII. Há grande
uso de violinos, violocelos, órgãos de igreja, cravos e vocais! A
música é variada e pode ser sinistra, pesarosa e mesmo empolgante.
O jogador vai ouvir algumas imortais como a "Dejavu",
"Theme of Castlevania 3", "Theme of Castlevania
4" e a "Theme of Dracula X" (do snes). A música da
colocação de nomes é sublime e com vozes nítidas, já a música
da fase "Castle's Keep" lembra muito o tema final de Blade
Runner. Vale realmente a pena ouvir cada uma das músicas.
Os
efeitos sonoros são ótimos! Será possível ouvir nitidamente as
conversas dos personagens, apesar de serem em japonês. Também será
possível ouvir urros, gritos e outros sons emitidos pelos inimigos
quando morrem. Os sons de armas e magias também estão muito bons!
A
jogabilidade é muito boa, apesar de exigir uma certa destreza pois
os movimentos especiais exigem comandos semelhantes aos dos jogos de
luta. Nada que um pouco de treino não resolva.
Cada
personagem possui habilidades próprias e que o jogador deve
atentar: Richter é o único que pode evocar poderes especiais das
armas, acumula apenas 99 corações, pode dar um super pulo e um
ataque girando o chicote, ataca também com rasteiras e pode deixar
o chicote pendente (habilidade exclusiva de Simon Belmont em
Castlevania 4). Já Maria possui uma barra de energia psíquica que
é auto recarregável, pode disparar tiros, esferas e raios. Também
pode executar super saltos além de pulo triplo e evocar magias do
dragão, tigre entre outros. Ela acumula até 999 corações e pode
atirar armas em número triplicado.
Um
jogo imperdível para os fãs da série Castlevania! Não faltam
elogios e muitas horas de diversão e clima sombrio.
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