A série
Macross (também conhecida como Robotech nos EUA) é clássica entre
os animes e já apareceu nos videogames desde o Nintendo. O SNES
contou com a versão "Scrambled Valkyrie" (muito boa por
sinal) e o PlayStation com a VFX - Digital Mission (um tanto fraca).
A história combina muita ação, tecnologia e romance, além da
luta dos humanos contra os alienígenas Zentraedis. Toda tecnologia
que permitiu a construção de naves e dos caças Valkyries veio de
uma nave Zentraedi, que caiu na Terra, precisamente na ilha Macross.
Logo os Zentraedi chegam para recuperar a nave perdida, encontram-na
remodelada (com o nome de SDF-1: Super Dimensional Fortress) e sob a
posse dos humanos. A luta começa e muito se desenrola na descoberta
dos costumes de uma raça sobre a outra. Este enredo, da história
original, é que está presente na versão do Saturn.
O jogo
em si é um shooter horizontal em dois CDs. Apesar do aparente
tamanho, grande parte do espaço nos CDs foi usado para a colocação
de imagens de desenho combinadas com computação gráfica. Estas
imagens são muito boas e contam toda a história, apesar das falas
estarem em japonês. No jogo propriamente, há onze fases a serem
percorridas e muitas se mostram curtas. Este é um aspecto que pode
decepcionar os que esperam um desafio (como foi com a versão do
SNES). Por isso este jogo é mais recomendado aos fãs da série
(como eu).
Visualmente
o jogo se mostra bem detalhado, com todos os cenários típicos da série.
Há vários planos de backgrounds, alguns feitos a mão e que são
visualmente bem feitos. Os efeitos de tiros e explosões são muito
bons, especialmente os mísseis. O que decepciona é que os efeitos
zoons (feitos pelos inimigos) deixam sinais de granulação. O caça
que o jogador controla, o Valkyrie, é muito bem feito, continua com
a habilidade de se tranformar em robô e numa forma intermediária
entre caça e robô (use L ou R). Cada forma possui suas vantagens e
tiros próprios.
As
cenas entre as fases são numerosas e alternam entre desenho animado
e quadros falados. Todas as cenas são muito bem feitas,
particularmente as que combinam desenho com FMV.
Há a
disposição do jogador o tiro comum, um tiro sequenciado (usa uma
barra ao lado da energia e se auto recarrega), mísseis teleguiados
(infinitos e que podem ser ajustados para um ou vários alvos) e
bombas especiais (podem explodir ao lado da nave ou ser atiradas nos
inimigos). O jogador pode ainda realizar manobras em parafuso para
evitar os tiros (use o botão Y). Não há itens para melhorar as
armas. O único item no jogo são cápsulas para repor a energia do
escudo da nave.
A
jogabilidade é muito boa, bem suave e com botões distribuídos de
forma inteligente. Para usar o tiro use o botão A e se for
pressionado duas vezes (segurando na segunda vez) solta o tiro
sequenciado. O botão B solta os mísseis e basta segurá-lo para
travar os inimigos no fundo ou na frente da tela. Cada forma solta
determinado número de mísseis. O botão C solta as bombas.
O que
marca a série Macross são as músicas e aqui elas estão presente
com todos os méritos. As canções típicas de Lin Min-Mei tocam
nos desenhos e vão satisfazer os fans. Os efeitos sonoros do jogo
também valem elogios e mantém a ação. Os sons das armas,
transformações e explosões são ótimos.
Este
jogo é fácil porque os continues são infinitos, mesmo tendo-se
apenas uma vida. Permite ainda salvar antes de cada fase (há três
slots para isso).
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