"Em um passado há
muito esquecido, Lavos veio a Terra. Faminto, trouxe a destruição
global separando os continentes, absorveu toda a vida, e depois de
saciar sua fome pelo caos, descansou, enterrando-se no mais profundo
dos abismos. Agora, Lavos está acordando de seu sono milenar,
fortalecendo-se, alimentando-se das profundezas da Terra. Em um
futuro próximo, ele sairá dos subterrâneos, e a vida no planeta
desaparecerá novamente. Alguém conheceu esse futuro, e conheceu
também o passado, e só esse alguém poderá reescrever o trágico
final da história da humanidade"
Sendo um projeto ambicioso, não divulgado grandes detalhes durante
o processo, em 1995, depois de quase 2 anos, a famosa equipe dos
sonhos, composta por: Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final
Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest),
Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr.
Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final
Fantasy), lança o tão aguardado jogo Chrono Trigger. Toda a equipe
trabalhou com a idéia de que este jogo teria de ser inovador,
envolvendo múltiplos fins (dando um replay ótimo), uma história
fantástica, um bom sistema de batalhas e belos gráficos. No jogo há
inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e
História, confesse, você já se apegou a algum personagem no game.
História

Crono começa o
jogo no Reino Guardia, no ano 1.000 DC, onde sua mãe o acorda e ele
vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhece uma garota chamada
Marle, que se torna amiga dele, e passam a andar juntos. Na feira
eles são convidados a testar a nova invenção de Lucca, melhor
amiga de Crono. Essa nova invenção é uma máquina de tele transporte,
que Crono testa com sucesso. Marle também a testa. O pingente usado
por Marle começa a brilhar no instante do funcionamento da máquina,
e, de repente, ela é sugada para dentro de um misterioso portal.
Crono e Lucca vão atrás dela, e vão parar na "Idade Média"
(Middle Ages, 600 DC), onde eles descobrem que a Rainha Leene, que
estava desaparecida, foi encontrada. Crono vai até o castelo de
Guardia, e descobre que a Rainha Leene encontrada, era na verdade
Marle. Nisso, Marle desaparece em um raio cegante de luz. Lucca
conclui que Marle na verdade era a Princesa Nadia do tempo deles, e
muito parecida com a rainha do ano de 600 DC. Como a corte de
Guardia encontrou Marle pensando ser Leene, as buscas pela rainha
foram suspensas, o que levaria a morte de Leene em um futuro próximo,
e por conseqüência, a de sua descendência inteira, incluindo a própria
Marle. Crono e Lucca vão então em busca da verdadeira rainha, para
então consertar a história. Eles conseguem cumprir a missão com a
ajuda de Frog, um homem-sapo. Usando a Gate Key de Lucca, Crono leva
Marle de volta ao Castelo Guardia de seu tempo. Entretanto, o
Chanceler de Guardia acusa Crono de tentar seqüestrar a princesa.
Como resultado, o chanceler condena Crono à morte. Com a ajuda de
Lucca, ele consegue fugir da prisão, e Marle foge junto com eles
para um portal que estava escondido na floresta que rodeia o
castelo. Viajando no portal, eles vão parar no futuro (2.300 A.D.),
onde o mundo está em ruínas. De um computador dessa época eles vêem
um vídeo do ano de 1999 A.D., que mostra um parasita alienígena,
chamado Lavos, emergindo do fundo do planeta, e o destruindo
completamente. Então, Marle convence Crono e Lucca a continuarem a
viajar pelo tempo, a fim de evitar que Lavos destrua o futuro.
Pelo desenrolar do jogo novos amigos entram no time de Crono, como o
robô nomeado Robo, uma mulher da pré-história chamada Ayla, e um
homem-sapo chamado Frog. Opcionalmente, Magus, um dos antagonistas
do jogo, pode entrar no time.
Personagens

Crono é o
protagonista do jogo. Mora com sua mãe no vilarejo Truce, governado
pelo reino de Guardia, no ano de 1000 A.D. O encontro acidental que
tem com Marle inicia sua aventura para salvar o mundo. Em 12.000
B.C., quando o grupo confronta-se com Lavos no Palácio Oceano (Ocean
Palace) do reino de Zeal, Crono sacrifica-se para salvar seus
amigos. Mais tarde, o grupo pode revivê-lo.

Marle: é a
princesa de Guardia. Seu nome verdadeiro é Nadia, e ela vive em pé-de-guerra
com seu pai, o rei, no ano de 1000 A.D. Entrou para o grupo para se
"libertar" e conhecer o mundo.

Lucca: é uma
genial inventora, habitante de Truce em 1000 A.D. e amiga de Crono.
Valendo-se de sua inteligência e criatividade, como seu pai, Lucca
é capaz de fazer invenções, como a Gate Key, que é usada para
abrir os portais temporais espalhados pelo mundo.

Frog: é um
cavaleiro do reino de Guardia em 600 A.D., cujo verdadeiro nome é
Glenn. Ele era escudeiro de Cyrus, um "Cavaleiro da Távola
Quadrada". Glenn foi transformado em um sapo antropomórfico
por Magus.

Robo: é um robô
criado para auxiliar humanos e secretamente estuda-los como uma espécie
inferior em Proto Dome. Ele é encontrado desativado e danificado, e
é consertado por Lucca. Após reativação, une-se à equipe, mas
esquece de várias coisas importantes, como seu lugar de nascimento.
Seu número de série é R-66Y.

Ayla: é a chefe da
tribo Ioka em 65.000.000 B.C. Seu povo está em guerra constante com
os Reptites, uma raça evoluída e inteligente de répteis
misturados com humanos.

Magus: é um
feiticeiro de Zeal e irmão de Schala que foi separado de sua família
por Lavos e pela Rainha Zeal que é corrompida pelo mesmo. Ele busca
encontrar Lavos e destruí-lo como vingança. Seu nome verdadeiro é
Janus.
Jogabilidade
Como todo bom clássico
de RPG se preze, Chrono Trigger, inova no conceito de jogabilidade
na época. Os personagens durante a batalha tem belos movimentos,
desde o ataque simples, usando magia até chegar aos ataques
combinados. Falando em combinações, existem várias combinações
entre 2 a 3 personagens, fazendo assim o jogador explorar mais sua
criatividade e o game. Com movimentos fluídos das personagens e uma
perspectiva vertical que, ocasionalmente, muda para a horizontal.
Sem contar os vários finais, no caso do SNES 10, o que faz um
replay mais que ótimo para o game.
Existem 2 modos de
batalha no jogo.
Modo Espera: No modo espera enquanto os personagens do jogador usam
técnicas ou itens, os inimigos esperam o jogador escolher a(o)
melhor no menu sem atacar. A ordem dos três personagens que dará o
golpe se dá pela velocidade de cada um;
Modo Ativo: Os inimigos não esperam para lançar seus ataques
enquanto o jogador escolhe a melhor estratégia no menu de técnicas
ou itens.
Trilha sonora
Para falar sobre a
trilhar sonora, temos que falar sobre Yasunori Mitsuda e Nobuo
Uematsu e Noriko Matsueda, responsaveis, por grandes trilhar sonoras
de clássicos como, Chrono Trigger, Chrono Cross, Shadow Hearts,
Shadow Hearts: Covenant, Xenogears, Xenosaga Episode I: Der Wille
zur Macht e Mario Party, dentre outros.
A trilhar de Chrono Trigger, é perfeita, cada momento tendo sua música
marcante. Durante a batalha, uma envolvente e empolgante, até os
momentos marcantes, tendo uma trilha sonora comovente.
Em 2005, um grupo
de músicos lançaram o álbum Chrono Symphonic - A Cinematographic
Interpretation.
Curiosidades
A versão para
PlayStation e Nintendo DS possuem os mesmos gráficos e sons da versão
de Super Nintendo, mas ambas possuem a adição de CG, que são vídeos
animados que mostram cenas da história do jogo. A versão de PS1
foi vendida num pacote chamado Final Fantasy Chronicles, que contém
o Chrono Trigger e Final Fantasy IV; esta versão recebeu críticas
por causa do longo tempo de loading que tinha que esperar toda vez
que chamar o menu do jogo. A Versão do DS foi adaptada para se
jogar com as duas telas do aparelho, além de melhorias no texto.
Existe(ia) um grupo de hacker, que estavam trabalhando num remake
para PC, mas devido a leis foram parados pela Square.
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