
Um jogo
controverso
Em 1993 a Data East que em 1984 fez o Karate Champ, um clássico dos
Arcades resolveu fazer um jogo de luta 1 X 1 para pegar carona no
sucesso do Street Fighter II.
Porém o jogo tinha várias semelhanças com SF2; algumas bem
berrantes.
Uma delas era o controle que consistia de uma alavanca e 6 botões (
3 de soco e 3 de chute em níveis de força diferentes que eram
fraco, médio e forte ).
Na hora de jogar então apareciam mais semelhanças: Os personagens
e os golpes também eram parecidos.
No ano seguinte, em 1994 a Data East lançou uma conversão para o
Super Nintendo do jogo, mas a Capcom entrou na justiça com um
processo por plágio como uma tentativa de evitar a produção e lançamento.
No final das contas, o processo não deu em nada e o jogo foi lançado
normalmente no mercado; porém com a má fama de cópia do Street
Fighter II.
O processo judiciário movido pela Capcom
Em 1994, a Data East lançou uma conversão do jogo para o Super
Nintendo. A Capcom quando viu as semelhanças com seu jogo de
sucesso nos Arcades resolveram mover um processo por plágio contra
a Data East.
As semelhanças com o jogo da Capcom realmente são grandes e podem
ser conferidas nas screenshots no final desta análise, que comparam
lado a lado com Street Fighter II Turbo Hyper Fighting, também para
Super Nintendo.
Várias semelhanças foram encontradas. Algumas foram comprovadas e
outras não.
Os lutadores

Ray McDougal
(EUA): Policial que fisicamente lembra o Ken, mas não usa um
quimono e sim roupas normais.
As semelhanças com o personagem do SF2 são na aparência e nos
socos. Seus golpes de destaque são uma magia em forma de tornado e
uma cabeçada.
Liu Feilin (China): Atriz chinesa de ópera que lembra a Chun
Li, porém mais feia. Tem um golpe similar ao Flash Kick do Guile
cuja diferença é que desferido com o braço. O visual deste golpe
foi alterado nas versões seguintes do jogo que são Fighter´s
History Dynamite ( também conehcido como Karnov´s Revenge ) para
MVS, Neo Geo, Neo Geo CD e Saturn e Fighter´s History: Mizoguchi
Kiki Ippatsu para Super NES.
Ryoko Kano (Japão): Lutadora de judô. Muitos acham que ela
é uma cópia descarada da Ryoko Izumo do World Heroes. Na verdade
tanto ela quanto a lutadora de World Heroes foram inspiradas em
Ryoko Tani, famosa judoca japonesa que foi meldalha de prata nas
olimpíadas de Barcelona em 1992 e Atlanta em 1996 e ouro nas olimpíadas
de Sydyney em 2002 e Athenas em 2004.
Matlok Jade (Inglaterra): Rockeiro Punk que lembra o Guile do
SF2. Personagem ágil que tem um golpe parecido com o Sonic Boom do
militar do SF2.
Sanchay Tomyangum (Tailândia): Lutador de Muay Thai que
lembra um pouco o Sagat, porém mais magro e baixo.
Lee Diendou (China): Lutador de Kung Fu que quer se vingar de
Karnov pela morte de seu pai. Mais tarde como retaliação, a Capcom
criou os perosngens Yun e Yang que tinham alguns golpes similares ao
do Lee.
Makoto Mizoguchi (Japão): Lutador parecido com o Ryu do SF2
que pratica uma varião de Karate conhecida como "Street Karate".
Mizoguchi foi incluído em King of Fighters Maximum Impact
regulation A para Arcades e PS2. Isso aconteceu porque a SNK
Playmore fez um acordo com a G Mode; atual detentora dos direitos
autorais dos jogos da Data East que faliu em 2003; para colocar o
personagem em seu novo jogo. Em troca eles licenciaram os persongens
do Fatal Fury ( Garou Densetsu no Japão ) para o jogo de celular
Garou Densetsu VS Fighter´s History Dynamite produzido pela G Mode.
Jean Pierre (França): Professor universitário e praticante
da ginástica olímpica. É narcisista e gosta muito de rosas; isso
o faz semelhante ao Vega do SF2
Marstorius (Itália): Brutamontes que se veste de gladiador
romano e obviamente praticante de luta greco romana. Tem um golpe
similar ao Dash Straight do Balrog e outro similar ao Double Knee
Press do Bison; ambos do SF2. É o Zangief do jogo.
Chefes: Aprecem após vencer os 9 lutadores do jogo. Também é
possível jogar com eles mediante um truque.
Clown (Origem desconhecida):

De origem
desconhecida que tem alguns golpes como arremesso de cartas de
baralho; parecido com o Gambit dos X Men e tem um golpe parecido com
o Rolling Attack do Blanka.
Karnov (Rússia):Nacido
no Rússia, seu nome completo é Jinborov Karnovski e é o mascote
da Data East, antes ele era homem forte de circo. Atualmente é
cuspidor de fogo e último chefe deste jogo.
Antes de Fighter´s History ele tinha seu próprio jogo que levava
seu nome que era de plataforma e enfrentava vários inimigos.
Também marca presença em Bad Dudes / Dragon Ninja como chefe da 1a
fase e como espectador no jogo de basquete Street Hoops do Neo Geo.
Os modos de jogo
- CPU Battle: Modo de 1 jogador onde você escolhe um lutador e deve
enfrentar todo mundo até chegar nos chefes.
- Versus: Luta entre dois jogadores onde é possível escolher o cenário
e ajustar a força dos lutadores ( handicap ). Parece com o VS Mode
do SF2.
- Survival: Combate entre times de 5 lutadores. Provavelmente foi
inspirado no Group Battle do Street Fighter II Special Champion
Edition do Mega Drive. É possível escolher o cenário onde vai
rolar a luta e decidir se vai ser jogado conta outro jogador ou
contra o computador ( CPU ). Também dá para fazer CPU vs CPU e
ficar só assistindo. Este modo não tem placar, as lutas são de um
round. As vitórias são representadas por bolas brancas e as
derrotas por bolas pretas. Ganha quem vencer todos os membros do
time adversário.
Outra característica deste jogo é que quando você vence aparece o
nome do seu lutador como por exemplo: "Mizoguchi Wins" e o
bônus de tempo e energia já somados. Ao contrário do SF2 em que
eles vinham separados e no final era feita a conta.
Já quando você perde aparece o nome do seu lutador junto com a
palavra Loses.

Vitória e
derrota do jogador

Telas de seleção
e de anúncio da luta do Survival Mode

Luta no Survival
Mode

Resultado final
da luta no Survival Mode com o time vencedor

Todos os lutadores
deste jogo tem um ponto fraco que é um acessório usado por eles.
Matlok, por exemplo tem seus óculos escuros como ponto fraco. Em
que se acertar demais, ele começa a brilhar e quando cai fica
tonto.
Elemento novo 2: Flash quando se dá um golpe muito poderosos
como golpe de misericórdia

Quando você dá um
golpe especial e muito forte como golpe de misericórdia a tela dá
um Flash como destaque.
Isso também ocorre nos jogos da série King of Fighters e SSF 2
Turbo.
Mas como o Fighter´s History saiu antes destes jogos...
Pausa copiada do SF2.
Quando você pausa o jogo nos SF2 para Super NES e Mega Drive
aparecia a mensagem "Pause" no lugar do placar e ficava
piscando. E quando você despausava o narrado dizia "Fight".
Em Fighter´s History acontecia algo parecido. A mensagem
"Pause'' aparecia no meio da tela e ficava piscando. E na hora
de despusar o narrador do jogo também dizia "Fight" como
no jogo da Capcom.
Screenshots do jogo: "Semelhanças" com Street Fighter
2
Confira algumas
screenshots que mostram semelhanças com o jogo Street Fighter II.
Fighter`s History X Street Fighter II




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