HOME       ARTIGOS       DICAS       ANÁLISES       DETONADOS       FÓRUM       PARCEIROS       QUIZ       KITO       CONTATO

KLONOA

VOLTAR

 

Por: Tuky
 
Gráficos: 9.0
Jogabilidade: 10.0
Som: 10.0
História: 10.0
Desafio: 7.0
NOTA FINAL: 9.2

 

INTRODUÇÃO

No Wii há dois jogos que quando foram anunciados que seriam lançados você poderia dizer com 100% de certeza:

"Esse jogo nem lançou ainda mas estará entre os Top 10 jogos do Wii"

Quais são esses jogos? Okami e Klonoa. Dois jogos da família Playstation que marcaram época! Okami foi um dos melhores jogos feitos para PS2 e foi portado muito bem para Wii, se tornando automaticamente um dos melhores jogos de Wii. Já Klonoa, como era um jogo mais velho, foi feito um remake e se tornou também automaticamente um dos melhores jogos de Wii, quem sabe o melhor jogo estilo plataforma no Wii.

Devo dizer que Klonoa foi um dos games que me fez comprar um Wii, quando ele foi anunciado me veio uma certa tristeza que era um exclusivo de Wii, mas acabei comprando um Wii e joguei esta master piece! Klonoa é o remake do jogo Klonoa: Door to Phantomile de PS1. Este jogo marcou quem jogou na infância, marcou pelo seu carisma, seus gráficos, sua jogabilidade, suas musicas e pela emoção que passava. Quem não chorou quando zerou Klonoa no PS1?

Bem, vamos ao que interessa, irei analisar este clássico instantâneo que TODOS os donos de Wii tem que ter em sua biblioteca.

HISTORIA

A historia de Klonoa é bem simples e infantil. Tudo começa com um dia Klonoa, uma espécie de gato, passeando pela floresta e de repente acha um anel gigante enterrado na terra. Após arrancar o anel do chão ele liberta o espírito do anel chamado Hewpoe. Juntos eles brincam e viram grandes amigos. Até que um dia uma estranha espaçonave cai na vila de Klonoa! Klonoa vai correndo pesquisar e se mete numa aventura para tentar parar os planos de Ghadius que quer acabar com os sonhos e tornar tudo um pesadelo!

Como eu estava dizendo, a história é bem simples mas eficaz para fazer plano de fundo a tudo que esta acontecendo. Ela se desenvolve bem e acaba num dos finais mais tristes que o mundo dos videogames já viu. Klonoa é conhecido por fazer pessoas chorarem, e eu chorei.

Neste Remake as cut scenes estão muito boas, faz tempo que eu zerei o jogo mas acho que algumas estão estendidas, com mais cenas e talvez com alguns diálogos a mais do que no original, mas não tenho certeza pois faz vários anos que zerei o original. Irei dar um 10 neste quesito pelo final ter me feito chorar quando era criança e agora quando já sou adulto.

GRÁFICOS/DESIGN

EXCELENTE. Klonoa já era lindo na época de PS1, e agora com tudo redesenho e um filtro cel-shading aplicado ficou mais lindo ainda tirando todo o potencial do Wii. Este jogo é interessante por ser 100% um sidescroller 2D mas o cenário é totalmente em 3D. O divertido é que você faz curvas pelo cenário e ele gira com você, isso da um efeito muito bacana. Além que você as vezes vê plataformas que você ainda irá alcançar ao fundo, isso dá a sensação que o mundo é em 3D e que você não esta apenas andando numa só direção e sentido.

O design das fazes, inimigos, quase tudo esta exatamente igual ao original, o que já era fantástico. Digo quase tudo porque infelizmente por mim mudaram o pobre do visual do Klonoa. No jogo original Klonoa era uma criança, tinha voz de criança, era baixinho e tinha cara de uma criança ingênua. Isso aumentava de mais o carisma dele. Mas infelizmente resolveram pegar o visual de Klonoa 2 (PS2) em que Klonoa já é um adolescente, mais alto, voz mais grossa e com cara de confiante. Eu realmente não gostei disso, isso não faz diferença no jogo mas, para quem lembrava do Klonoa de PS1, é meio que uma facada.

Os inimigos tem design muito legal, são todos meio que baseados numa forma comum, a esférica, mas tem muitos que são diferentes disso. Há uma boa variedade de inimigos diferentes com poderes e propósitos diferentes. O design das fases também é muito bonito, criativo e diferentes entre si. Tirarei um ponto da nota pelo personagem Klonoa que mudaram.

JOGABILIDADE

O que faz um jogo plataforma ser bom? Com certeza absoluta é a jogabilidade. Jogabilidade simples e boa fazem qualquer jogo plataforma excelentes. Já se o jogo tem historia boa, gráficos excelentes, musica excelente mas uma jogabilidade quebrada... vai para o limbo. Klonoa se deu bem na historia pela sua jogabilidade simples e eficaz.

Com um botão você pula, com o outro você usa seu anel para atacar, MAIS NADA! Quando você usa o anel nos inimigos estes se tornam inflados e você começa a carregá-los em cima de você, com o inimigo em sua posse você tem duas opções:

Atirar ele para matar outro inimigo, ou abrir um item ou ativar uma alavanca.

Pular e pular de novo para lançar o inimigo para baixo assim te impulsionado mais alto no ar, ou atirar em um inimigo que se encontra abaixo de você.

Simples não? Com essas duas possibilidades o jogo consegue criar uma série de situações para testar suas habilidades, é divertido para caramba. Há outro movimento que é pular e continuar apertando o botão, isso faz Klonoa usar suas orelhas para temporariamente voar pelo ar.

Há um adição de um botão novo no remake que tenho quase certeza que não existe no original. Quando você aperta klonoa solta uma espécie de vento que diminui a velocidade dos inimigos em volta.. mas quer saber? INUTIL! Não sei por que colocaram isso no jogo, eu não usei NENHUMA vez pelo jogo inteirinho...

O bom que o jogo te dá a oportunidade de usar o Classic Controller que é com certeza o melhor jeito de jogar esse jogo, e foi como eu joguei. O legal é que você pode jogar com 4 configurações diferentes:

Wii remote na horizontal
Wii remote + Nun Chunk
Classic Controller
Game Cube joystick

além que você pode customizar 100% os botões, MUITO bom isso.

SOM

As músicas desse jogo valem totalmente serem citadas. Estão perfeitas, iguais ao original que eram musicas belíssimas. Tem umas que até hoje não consigo tirar da minha cabeça, as musicas desse jogo realmente marcam.

A dublagem ta perfeito, o jogo de cabo a rabo é falado 100%.

DESAFIO/REPLAY

Esta aí o único fator onde este jogo realmente não é muito bom. Ele não é nem pouco desafiador. O jogo contem no total 14 fases (sendo uma extra, já vou falar dela), cada uma contem em média 10 a 20 minutos de gameplay e a grande maioria não são lineares, o que é muito bacana, você dá algumas voltas nelas e o legal que no final não são nem um pouco confusas. A coisa é que não é muito difícil passar das fases, são extremamente divertidas de serem jogadas mas nenhuma te dará muito trabalho para passar tirando possivelmente as 4 ultimas. A duração é pouca também, espere zerar o game em 6 horas no máximo.

Os chefes do jogo são divertidos de se enfrentar mas também não oferecem grande desafio, o pior que o jogo em quase todos os chefes te avisa qual é o ponto fraco. Os últimos dois chefes dão um pouquinho de trabalho mas nada que 1-2 vidas não resolva.

Morrer neste jogo é difícil, primeiro que no original sua vida consistia de 6 hits que você podia levar, no remake resolveram aumentar para 8 hits. Você morrerá provavelmente por descuido de cair em buracos e nos chefes finais. Coletar vida no jogo é bem fácil, quando terminei eu tinha cerca de 35 vidas sobrando.

Mas há um certo replay no jogo. Para começar, em cada fase há espalhado 6 itens especiais, no total são 72 pelo jogo. Não são muito difíceis de se pegar, requerem um pouco mais de exploração e fazer as vezes saltos difíceis. Coletado os 72 itens e zerado o jogo uma fase extra é aberta, e que fase boa! É boa pois é uma fase SUPER difícil onde toda sua habilidade no jogo é testada! Espere gastar aqui quase todas as vidas que você coletou pelo jogo! Essa fase vale realmente a pena ser jogada, vale a pena sair procurando os 6 itens em cada fase por ela. Ganhando desse fase você recebe a possibilidade de escutar qualquer musica do jogo.

Falando de extras, há uma série de extras no jogo, um deles é o 'Reverse'. Acionado o Reverse o jogo fica totalmente ao contrario espelhado! É que nem pegar o jogo e jogá-lo olhando para um espelho, ao invés de ir para direita você vai para esquerda, é bem interessante. É interessante mas não adiciona muita coisa no final, jogar as fases ao contrário não é tão divertido assim para imediatamente terminar o jogo.

CONCLUSÃO

Como eu disse, Klonoa é um clássico instantâneo, quem tem um Wii e nunca teve um PS1 tem que dar graças a Deus que este jogo foi trazido para o Wii, todos que tem um Wii devem jogá-lo! Jogou e gostou? Vai jogar o original ou talvez a continuação Klonoa 2 que não é tão bom mas vale totalmente a pena. Klonoa sempre será um dos jogos que mais marcou minha vida, é uma honra finalmente ter ele na minha prateleira!

 

+ MAIS

 

 
 

 

 

© Copyright - Kito Games®- Todos os direitos reservados. Todos os personagens citados pertencem a seus respectivos proprietários. Não é permitida de forma alguma cópia total ou parcial deste site incluindo todos os links aqui contidos.