A
fumaça era gigante, tomou conta do planeta bruscamente, um lançamento
(quase) sem precedentes, e o resultado tão almejado pela Microsoft
se fez sólido, apenas algumas horas após seu lançamento e já se
tornara a maior arrecadação ate aquele momento (sim, GTA 4
destruiu esse recorde), um feito absurdo, uma serie que mal acaba de
nascer e já faz tanto sucesso...Mas será que debaixo de tanta fumaça
existia labaredas incandescentes? Alem de um marketing primoroso será
que existia um jogo digno?
Musica
para os ouvidos
Nunca comecei a falar de game pelo seu áudio, mas Halo foge a
regra, tamanha maestria, cuidado, dedicação e ousadia...
Por mais que você saiba, entenda ou fale fluentemente inglês, nada
supera a comodidade e o orgulho de você finalmente ouvir tudo no
seu idioma, todas as falas em português tupiniquim, espero por esse
dia desde meus 10 anos (tenho 28), mas Halo não foi dublado em 1 ou
2 idiomas, mas pasmem...17 idiomas foram contemplados, isso
demonstra claramente a determinação em fazer desse jogo um dos
maiores da historia e o cuidado e atenção com seu publico. Mas nem
tudo são flores na dublagem, em alguns momentos nota-se que a boca
continua se articulando mesmo a fala já tendo sido encerrada há
algum tempo (essas cenas podem ser notadas próximo as ultimas
fases).
As musicas são um show à parte, suas composições são fantásticas,
uma qualidade impar, raramente vista em jogos, dramaticidade, excitação,
aquela sensação de urgência em inúmeros momentos, às vezes nada
de tão empolgante esta acontecendo, mas você se prepara para a
maior guerra de todos os tempos tamanha a qualidade das composições,
simplesmente um marco que deve ser seguido para sempre, bem
orquestradas e bem arranjadas.

Tudo
sob controle
Outro ponto digno de destaque é sua jogabilidade, sólida, precisa,
simples?... Sim, mas com qualidade, você realmente ira se sentir no
controle de tudo, tudo muito simples e ao seu alcance, nada de
inventar ou de complicar. Muitos podem dizer que ela não ousou, nem
expandiu para algo já existente, como a marcante jogabilidade de
Gears of War, também pensei nisso, mas avaliando mais a fundo, são
estilos diferentes, Gears é mais truncado, a jogabilidade de Halo
tem de ser mais ágil, veloz, dinâmica, esse me parece o espírito
do jogo, e eles acertaram em cheio.
Narrativa
Apesar de este ser o meu 1º Halo e sua historia pra mim ser
desconhecida, pouco foi feito para minha melhor adaptação sobre o
enredo da serie, deveriam ter tomado um cuidado melhor nesse ponto.
Mas partindo do pressuposto que você já conhece a serie, a
narrativa se desenrola muito bem, por diversas vezes você terá a
sensação de estar jogando um filme, o carisma de Master Chief é
notório e salta a tela, a ambientação do jogo também da o clima
necessário, à sensação de urgência presente em quase todas as
cenas, mostra o quão grave é a situação, e quando Chief decide
buscar Cortana, mostra o quanto à equipe do jogo soube criar o
personagem e traçar-lhe um caráter, vou querer jogar os episódios
anteriores para descobrir mais sobre Chief e os personagens
envolvidos nesse fechamento primoroso, quero descobrir como Chief se
tornou 'O CARA', pois jamais irei esquecer da cena logo no inicio do
game, quando andava pela floresta e ouvi vozes dizendo: '- Vou
acabar com ele...Se eu encontra-lo ele esta morto'e quando saiu de
trás de umas pedras encontro 2 ou 3 alienigenas (aqueles
pequeninos, bem fraquinhos) e quando eles me vêem saem correndo
gritando: - 'O demônio, o demônio ele me viu, ele vai nos matar',
a cena é hilária, fantástica, e esse respeito a Master Chief se
repete ao longo do jogo.
A ultima fase tem um clima sensacional, mas ai vem o final,
infelizmente ele não esta a altura do jogo, ficou devendo, o
culpado? Talvez eu esteja mal acostumado com Metal Gear Solid.
Grafismo
Eis o calcanhar de Aquiles, Halo se destacou em muitos pontos, mas
pecou em excesso quando o assunto é gráfico, alem de um belo
efeito de luz e sombra não me lembro de nada que possa ressaltar,
ainda acima da media do console, mas perante a qualidade da obra
apresentada ate aqui, fica inadmissível o que vemos na tela, cenários
pobres, por diversas vezes sem vida, quando motorizado, a formação
de cenário (parte verde do cenário, grama, alguns arbustos, coisas
do gênero) próximo ao personagem parece ate um descaso, ate
poderia entender caso o cenário tivesse inúmeros objetos para se
renderizar, mas não, era praticamente um deserto com poucos
inimigos na tela...a modelagem dos personagens estava boa, mas
poderia e deveria estar muito melhor.
Considerações
finais...
O game tem um modo historia curto, mas interessante e bem acabado,
mas não se preocupe você poderá jogá-lo por MUITO tempo na live,
pois 2º me dizem o seu modo online é referencia entre os games, não
fiz uma avaliação desse quesito pois não gosto de jogar online, e
ai seria injustiça de minha parte.
Halo se fez digno, e provou que ainda tem muita lenha a queimar,
determinou e traçou novos padrões em áudio, não ousou na
jogabilidade e ficou devendo no gráfico, mas é gostoso demais de
se jogar, ou seja, foi bom e arrebatou um novo fã, mas ainda tem
muito o que melhorar, mas já tem o meu respeito logo na minha 1ª
empreitada.
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