Antes
de começar, você pode escolher entre ser um garoto
ou uma garota. Se escolher ser o garoto, a garota
será sua rival, e seu nome será May. Se escolher
ser a garota, o garoto será seu rival e seu nome
será Brendam.
Após desembarcar do caminhão, você terá de
acertar o relógio em seu quarto. Apesar do jogo não
possuir mudança de dia e noite, ainda existe o relógio
que funciona o tempo inteiro. Então, você deverá
salvar o novo professor do jogo, Prof. Birch e, para
isso, poderá escolher um Pokémon inicial: Treecko,
de grama, Torchic, de fogo, ou Mudkip, de água.
A escolha cabe a você, escolha o seu favorito e
prossiga no jogo. Como sempre, o objetivo do jogo é
ir viajando por todas as cidades, capturando novos
Pokémon e derrotando os líderes de ginásios, para
coletar suas insígnias e poder participar da Liga
Hoenn. Após enfrentar May, você pegará uma Pokédex
com o professor, Pokéballs com May (e a partir daí
elas estarão disponíveis para serem compradas nos
Marts, em todas as cidades) e os Running Shoes com
sua mãe (aperte B para correr). A partir daqui,
daremos os passos básicos para você não se perder
no jogo.
Petalburg City
Aqui está o ginásio de seu pai. Mas não insista,
este é apenas o quinto ginásio que você poderá
enfrentar. Siga em frente.
Rustboro City
No centro Pokémon, onde você pode curar seus Pokémon,
um homem lhe dará o HM1-Cut. Ainda não é
realmente necessário ensinar esse golpe aos seus
Pokémon, já que golpes de HM não podem ser
substituídos naturalmente e a habilidade só poderá
ser usada após conseguir alguma insígnia. E como
no próximo ginásio a habilidade em batalha será
quase inútil, siga ao ginásio direto.
Ginásio de Rustboro
Líder: Roxanne %u2013 Tipo: Pedra %u2013 Level
recomendado: 15
Para este ginásio, os Pokémon de água e grama têm
muita vantagem. Evite os de eletricidade e Pokémon
com golpes físicos. Quanto mais golpes especiais
(baseados em elementos), melhor. Vai ser uma batalha
fácil se você seguir os conselhos. Ao vencer,
ganhe o direito de usar Cut fora das batalhas e
cortar certas árvores. Ao sair da cidade, um homem
da Devon Corp. será roubado e pede sua ajuda. Siga
até a caverna na Route 116 e enfrente o capanga da
Team Aqua/Magma. Volte para a cidade e você receberá
do dono da Devon Corp. o PokéNav. Porém, você terá
de fazer duas entregas. Volte para a praia entre
Petalburg e Rustboro, fale com o homem na casa perto
do barco e você será levado para Dewford Town.
Dewford Town - Ginásio de Dewford
Líder: Brawly %u2013 Tipo: Lutador %u2013 Level
recomendado: 18
Contra Pokémon lutadores, as melhores opções são
os Pokémon psíquicos. Pokémon voadores também são
uma boa idéia nessa batalha. Finalize as batalhas
rapidamente para evitar contratempos. Ganhe o
direito de usar Flash fora das batalhas. Após mais
uma insígnia, siga para Granite Cave.
Granite Cave
Fale com o homem na entrada e pegue o HM5-Flash.
Siga em frente até encontrar Steven e entregar-lhe
o pacote. Volte para Dewford, pegue o barco
novamente e siga para Slateport.
Slateport City
Vá até a grande construção cheia de barcos do
lado de fora. Fale com todos e então vá até o
museu. Encontre o Capitão Stern no segundo andar,
faça sua entrega e enfrente a Team Aqua/Magma. Hora
de parar com as entregas. Siga
para Mauville.
Mauville
City
Logo que chegar, entre na primeira casa e pegue o
HM6-Rock Smash. Vá até a loja de bicicletas e
escolha entre um dos dois modelos. Batalhe contra
Wally e, então, siga para o ginásio.
Ginásio de Mauville
Líder: Wattson %u2013 Tipo: Elétrico %u2013 Level
recomendado: 23
Libere as cercas elétricas e vá avançando até
chegar ao líder de ginásio. Use
Pokémon de solo contra os Pokémon elétricos. Todos
os Pokémon iniciais ajudam aqui: Treecko resiste à
eletricidade, Mudkip se torna um híbrido água/solo
quando evolui e Torchic pode usar suas técnicas de
fogo nos tipos elétrico/metal. Cuidado com os
golpes que paralisam. Ganhe o direito de usar Rock
Smash fora das batalhas. Acabando com suas obrigações
aqui, siga para Verdanturf.
Verdanturf Town
Nada de mais, apenas use a habilidade Rock Smash na
caverna para liberar caminho entre Verdanturf e
Rustboro, conseguindo, assim, a HM4-Strength.
Continue em frente passando por Fallarbor e chegando
ao Meteor Falls.
Meteor Falls
Aqui você encontra a Team Aqua/Magma tentando
roubar um meteorito. Então, a equipe rival chega,
se mostrando como os mocinhos da história, mas
mesmo assim eles fogem com o meteorito. Após isso,
siga para Mt. Chimney.
Mt. Chimney
Vá até o topo da montanha e encontre as duas
equipes se enfrentando. Enfrente alguns membros da
Team Aqua/Magma e, depois, o líder deles. Derrote-o
e todos fugirão. Pegue o meteorito para mais tarde
devolvê-lo para Cozmo, em Fallarbor. Porém, por
ora, siga abaixo, descendo até Lavaridge.
Lavaridge Town
Nada a fazer, a não ser pegar um ovo com a mulher
em frente da fonte térmica, para chocar em um
Wynaut.
Ginásio de Lavaridge
Líder: Flannery %u2013 Tipo: Fogo %u2013 Level
recomendado: 28
Vá seguindo por entre os poços de água termal,
entrando em um e saindo em outro mais adiante.
Decore as entradas e saídas e encontre seu caminho
até o líder de ginásio. Apague as chamas desse
ginásio com muita água. Quanto mais golpes aquáticos,
melhor, ainda mais se forem fortes. Evite tipos de
grama e metal para não ter contratempos. Ganhe o
direito de usar Strength fora das batalhas. Saindo
do ginásio, encontre seu rival e pegue com ele os
Go-Googles, podendo agora visitar o deserto. Passe
por lá antes de voltar, para pegar um dos fósseis
de Pokémon pré-históricos, na parte mais acima do
deserto. Você só poderá pegar um deles, enquanto
o outro será tragado pela areia. Suas escolhas são
um Root Fóssil (revivido em um Lileep
[pedra/grama]) ou um Claw Fóssil (revivido em um
Anorith [pedra/inseto]). Escolha um e tenha um longo
caminho até Petalburg.
Petalburg City
Lembra-se que seu pai é o líder de ginásio aqui e
você só poderia enfrentá-lo quando estivesse mais
forte? Esta é a hora.
Ginásio de Petalburg
Líder: Norman %u2013 Tipo: Normal %u2013 Level
recomendado: 31
Aqui, existe uma série de salas a escolher, onde os
treinadores usam diversos tipos de itens que
aumentam as habilidades dos Pokémon nas lutas. Faça
seu caminho até Norman por entre as salas. Contra
Pokémon normais, nem tente usar Pokémon psíquicos.
Vá mesmo de Pokémon lutadores e híbridos do tipo
pedra/metal. Ganhe o direito de usar Surf fora das
batalhas. Onde está Surf, você se pergunta? Fale
com a família de Wally, ao lado do ginásio, que
lhe agradece concedendo-lhe o HM3-Surf.
Automaticamente ensine a técnica a um Pokémon de
sua preferência para poder viajar pelas águas.
Volte a Mauville (lembre-se de usufruir de sua nova
habilidade) e de lá, use Surf para chegar ao
Weather Institute.
Weather Institute
Alguns membros da Team Aqua/Magma causam problemas
aqui. Derrote-os e ganhe um Castform dos
pesquisadores daqui. Esse Pokémon especial muda de
forma conforme o clima onde você está. Siga então
para Fortree, tendo antes de batalhar contra seu
rival. Ao derrotá-lo, ele lhe dará a HM2-Fly.
Fortree City
Por enquanto, você não pode ainda acessar o ginásio,
pois algo bloqueia sua entrada. Siga em frente até
encontrar Steven novamente, em outro local onde você
não pode avançar. Ele lhe pergunta se você está
pronto para lutar. Diga que sim e enfrente um
Kecleon, revelado com o poder da Devon Scope.
Aproveite para capturá-lo, pois eles são
limitados. Ao derrotá-lo, você ganha a Devon
Scope, que você pode usar para revelar outro
Kecleon que bloqueia a entrada do ginásio.
Ginásio de Fortree
Líder: Winona %u2013 Tipo: Voador %u2013 Level
recomendado: 33
Frite as penas dos Pokémon pássaros com um tipo elétrico.
Evite insetos e golpes do tipo solo. Ganhe o direito
de usar Fly fora das batalhas. Sem mais, siga para a
próxima cidade, Lilycove.
Lilycove City
Aqui temos o grande departamento de compras, que
vende tudo que você precisa, o homem que faz seus
Pokémon esquecerem um movimento (essencial para se
esquecer de alguma HM) e você encontra seu rival
aqui também e poderá batalhar contra ele. Volte até
a Route 121 e surfe até o Mt. Pyre.
Mt. Pyre
Vá avançando até encontrar o líder da Team
Aqua/Magma, que roubou o Red/Blue Orb, fugindo.
Pegue o outro Orb e vá até Slateport. Lá,
encontre o Capitão Stern defronte do porto, mas a
Team Aqua/Magma acaba roubando um submarino de lá.
Você deve segui-los até seu esconderijo e tentar
pará-los, antes que eles concluam seu plano de
despertar Kyogre/Groudon e conquistar seus sonhos.
Então, volte a Lilycove, vá até a praia e entre
na pequena caverna perto da beirada do mar. É o
esconderijo secreto do Team Aqua/Magma.
Esconderijo do Team Aqua/Magma
ATENÇÃO: Aqui você deve conseguir a única Master
Ball do jogo, essencial para capturar os Pokémon
raros logo após. Não a perca ou não poderá pegá-los
nunca mais. Siga em frente até encontrar uma sala
com quatro Pokéballs no chão. Você deve pegar a
do lado esquerdo, na parte superior, conseguindo
assim a Master Ball. Siga em frente até ver a Team
Aqua/Magma fugir com o submarino mais uma vez. O único
modo de segui-los é encontrar um jeito de entrar
embaixo d%u2019água. Tenha certeza de que já pegou
a Master Ball e só então saia, e siga pelo oceano
até Mossdeep.
Mossdeep City
Encontre Steven na casa perto ao Centro Pokémon.
Consiga com ele o HM8-Dive, que lhe permite entrar
em baixo d%u2019água. Mas não ainda, pois você
deve enfrentar o ginásio daqui para poder usar
Dive.
Ginásio de Mossdeep
Líderes: Liza e Tate %u2013 Tipo: Psíquico %u2013
Level recomendado: 42
Aqui você encontra algumas setas que fazem com que
você seja empurrado para a direção indicada. Mude
as posições das setas e chegue até as líderes de
ginásio. Sim, é a primeira e única batalha 2x2 em
ginásios. Os Pokémon de grama têm vantagem sobre
os psíquicos, mas Solrock, um dos Pokémon das líderes
de ginásio, conhece Flamethrower. Por isso, é
melhor confiar em seus Pokémon mais fortes e
esquecer as vantagens e desvantagens. Só evite Pokémon
lutadores. Se quiser apelar, tente usar Pokémon psíquicos.
Ganhe o direito de usar Dive fora das batalhas.
Depois, use Surf na parte sul da cidade até
encontrar um grande círculo de água mais escura.
Nesse local, use Dive e encontre, no fundo do
oceano, uma entrada para Seafloor Cavern.
Seafloor Cavern
Siga sempre em frente, resolvendo os quebra-cabeças
pelo caminho até encontrar a Team Aqua/Magma.
Enfrente seu líder até derrotá-lo, mas, tarde
demais, o Pokémon raro irá despertar e uma grande
tragédia acontece, dependendo do Pokémon que for
despertado: se Kyogre foi acordado, uma chuva
infinita irá começar a cair sobre todo o mundo; se
for Groudon, o sol começará a brilhar
intensamente. Isso fará com que todo o mundo sofra
conseqüências irremediáveis, então você tem de
impedir isso. Steven diz que as respostas devem
estar em Sootopolis. Siga para lá. Para não se
perder, procure a localização da cidade no PokéNav.
Como ela é uma cidade rodeada por montanhas, você
deverá usar Dive na água escura ao redor dela e
entrar por uma entrada submersa.
Sootopolis City
Encontre Steven e Wallace, líderes do ginásio
daqui, que te levam até a Cave of Origin. Lá, você
deve pegar a HM7-Waterfall e, então, encontrará o
Pokémon raro. SALVE, pois você só terá uma
chance de capturá-lo. Tente botar status negativo
no Pokémon antes de capturá-lo. Se achar
vantajoso, use a Master Ball agora, ou salve-a para
mais tarde. Com a captura do Pokémon, o clima volta
ao normal e o ginásio de Sootopolis fica disponível.
Ginásio de Sootopolis
Líder: Wallace %u2013 Tipo: Água/Gelo %u2013 Level
recomendável: 43
Para avançar neste ginásio, você deverá ir
pisando no gelo, que trinca após o primeiro passo e
quebra no segundo. O objetivo é que todos os pedaços
estejam trincados, para abrir a passagem para a próxima
sala. Mas para isso, você deve terminar sempre na
frente da passagem para a próxima sala, ou o chão
se quebrará ao tentar chegar lá. Contra os Pokémon
de água e gelo, use Pokémon elétricos. Vai ser
uma das mais fáceis batalhas de ginásio até aqui.
Ganhe o direito de usar Waterfall fora das batalhas.
Agora, você tem todas as oito insígnias que
precisa para entrar na Liga Hoenn, o desafio final
para todos os treinadores. Siga para Ever Grande.
Ever Grande City
Tenha todas as habilidades especiais em seus Pokémon,
pois você vai precisar agora. Passe pela cachoeira
usando Waterfall e vá seguindo em frente, até
chegar ao desafio. Enfrente Wally pela última vez
antes de poder entrar. A partir daqui, tenha certeza
que todos seus Pokémon estão em level superior a
50 e que você tem um time bem equilibrado. Cure-se,
salve e parta para o desafio da Elite 4.
Elite 4 Sidney %u2013 Tipo: Negro
Contra os seus Pokémon do tipo negro, use Pokémon
lutadores ou de metal. Evite de qualquer maneira Pokémon
psíquicos, já que golpes psíquicos não atingem
Pokémon negros. Derrotando-o, siga até Phoebe.
Elite 4 Phoebe %u2013 Tipo: Fantasma
Contra fantasmas, use Pokémon do tipo negro ou do
tipo psíquico. Evite Pokémon do tipo normal,
inseto e outros, com ataques físicos. Derrotando-a,
siga até Glacia.
Elite 4 Glacia %u2013 Tipo: Gelo
Use Pokémon do tipo lutador ou metal contra os Pokémon
de gelo. Evite dragões, voadores, de grama ou de
solo. Derrotando-a, siga até Drake.
Elite 4 Drake %u2013 Tipo: Dragão
Use Pokémon de gelo contra os dragões. Se quiser
arriscar, use um do tipo dragão também e tente ser
mais rápido que os Pokémon de Drake.
Derrotando-os, você terá derrotado a Elite 4,
restando apenas o atual campeão a sua frente.
Campeão Steven %u2013 Tipo: Metal
Finalmente uma batalha contra Steven. Depois de
tudo, essa batalha poderá ser muito árdua. Tente
atacar com um Pokémon do tipo fogo, solo ou
lutador. Evite Pokémon de gelo e pedra.
Derrotando-o, você será consagrado o novo campeão
e terá seu nome e de seus Pokémon gravados no Hall
of Fame. Parabéns.
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